NORMAS DE

PUBLICAÇÃO

O Corpo Editorial do site Laboratório Criativo Umbuzeiro – Ciência no Ciberespaço, com inscrição ISSN Nº 2763-8367, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da UNEB / DEDC / Campus VIII, orienta, avalia e seleciona produções digitais acadêmicos e de divulgação do conhecimento científico, elaborados por docentes, graduandos, estudantes do Ensino Básico, egressos e profissionais da área das Ciências Biológicas, Ciências Ambientais e áreas afins. As produções a serem publicadas no site Laboratório Criativo Umbuzeiro – Ciência no Ciberespaço, devem ser resultantes de análises e reflexões sobre a produção científica, as demandas cotidianas e ambientais, acessíveis à diversidade da população brasileira, de modo que, nos mais diversos tipos de linguagens (texto analítico-reflexivo,crônicas, contos, poesias, literatura, cartilha, jornalística etc.), a informação oriunda do conhecimento científico, possa conquistar a confiança, o respeito e o encantamento pela Ciência por parte da população em geral.

Os tipos de produtos a serem publicados no Laboratório Criativo Umbuzeiro – Ciência no Ciberespaço são:

 

➢ Textos de divulgação científica

➢ Cards

➢ Folders

➢ Cartilhas

➢ Histórias em quadrinho

➢ Literatura infanto-juvenil

➢ Boletim informativo

➢ Vídeo

PREMISSA / OBJETIVOS

I) O site Laboratório Criativo Umbuzeiro – Ciência no Ciberespaço, tem como objetivo principal a publicação de textos e produtos digitais para a DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA.

II) O Laboratório Criativo Umbuzeiro – Ciência no Ciberespaço se propõe a publicar textos e produtos digitais com objetivo de:

 

- Analisar / refletir, através de linguagem acessível, temas relacionados às Ciências Biológicas e Ambientais;

- Analisar / refletir sobre as demandas cotidianas que tem relação com a área das Ciências Biológicas e Ambientais;

- Analisar / refletir sobre as metodologias usadas em sala de aula no Ensino de Ciências e Biologia;

- Promover o processo de EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, formação ética, biopolítica, sustentabilidade ecossistêmica e de cidadania relacionadas às questões relacionadas às Ciências Biológicas e Ambientais, com uma linguagem que seja acessível à população em geral.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (ASPECTOS LINGUÍSTICOS E DE CONTEÚDO)

III) Os textos devem ser encaminhados com uma prévia revisão e normalização adequada às normas para publicação, observando os aspectos da redação, tais como coesão, coerência, clareza do tema abordado.

 

IV) Deve ser adotada uma LINGUAGEM de acordo com as novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa vigente e adequada ao público-alvo com o intuito de proporcionar maior clareza e fluidez ao texto.

 

V) No que se refere ao ESTILO, é constituído pelo uso correto e oportuno de palavras de sentido preciso, bem colocadas na frase. Em textos técnico-científicos, esse uso será tanto melhor quanto mais curtos forem os períodos, quanto mais direta for a ordem dos elementos fundamentais (sujeito, verbo e predicado da oração) e quanto menor o uso de orações intercaladas.

VI) O estilo será tanto leve e agradável quanto mais sejam bem utilizados os substantivos, verbos, preposições, pronomes e artigos, e quanto mais contido for o uso de adjetivos, advérbios e conectivos.

 

VII) A preocupação com uma linguagem coloquial que possa ser facilmente compreendida pela população em geral, é de fundamental importância, para que o Laboratório Criativo Umbuzeiro – Ciência no Ciberespaço possa alcançar seu principal objetivo: promover a confiança e o encantamento da população pela Ciência.

REGRAS PARA A ELABORAÇÃO DO TEXTO

VIII) Além de atender para as Normas da ABNT quanto a citações (NBR 10520/2002) e referências (NBR 6023/2002), a edição do site Laboratório Criativo Umbuzeiro – Ciência no Ciberespaço, exige que:

 

- O uso de imagens que dialoguem com o texto, de modo a facilitar a compreensão do tema, por parte dos(as) leitores(as);

 

- As imagens incluídas no texto ou nos produtos digitais elaborados, devem seguir as Normas da ABNT em relação ao uso de imagens, figuras, gráficos etc.

IDENTIFICAÇÃO DO TEXTO

IX) O(s)A(s) autor(es)/autora(s) deverá identificar seu texto no final, incluindo:

 

- Instituição na qual trabalha e/ou estuda;

- Data de envio do texto / produto digital.

TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO

IX) O(s)A(s) autor(es)/autora(s) deverá identificar seu texto no final, incluindo:

 

- Instituição na qual trabalha e/ou estuda;

- Data de envio do texto / produto digital.

Para acessar as Normas em PDF clique aqui